Magnólia: um romance sobre São Paulo

Divirta-se.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

um romance sobre São Paulo

Morar em São Paulo é diferente de viver em São Paulo.
Morar é apenas estar fisicamente em determinado lugar e por questões variadas. Para viver há alguns requisitos. Em Sampa é preciso, antes de tudo, ter gosto super refinado, pois só assim é possivel gostar de tudo um pouco; do que é brega, do que é cult, e do que não é porcaria nenhuma, sendo apenas indispensável.

Nada passa despercebido para quem vive em São Paulo. O ideal seria ter as tais vidas de gato e assim cair e levantar em todos os becos e avenidas, morrer de tédio no trânsito, ressuscitar no sambão da Freguesia.
Paladar apurado é indispensável; em São Paulo , vive bem quem distingue nuances de sabor até no pingado. Quem reconhece a importância do queijo puxado num misto-quente, vive ainda melhor quem faz garimpo/comida e sai por ai dobrando esquinas em busca de cumbucas fumegantes. Feliz de quem gosta de sashimi, inclusive.
Os notívagos vivem em estado e carpe diem quando saem de suas tocas para viver a noite de sampa, os de coração aberto, os sem preconceitos, os tolerantes: estes sim encontram teto nos milhares de bares e seus desdobramentos. Do rap ao tamborim, do rabo-de-galo ao dry martini, todos convivem, e vivem melhor na capital paulistana.
São Paulo abraça e espreme, a maioria diz que sim, cabem; os que só moram, vivem apenas de metades deixando um espaçozinho para quem quer correr atrás.
Na padoca, num sebo/livraria, num boteco, na Vila, seja em frente ao MASP ou ao Poupatempo, dá-se sempre um jeito de suspirar e admirar. Depois há sempre quem esbraveje, mas no final, quem desdenha quer comprar.

2 comentários:

Bia Wielewicki disse...

Cativante! Digno de uma apaixonada pela paulicéia... Um dia ainda mudo pra lá! ;-)

Cléo de Lucca disse...

Adorei...
Um lugar com tanta gente diferente buscando sempre a mesma coisa, São Paulo é isso que você falou.
Mesmo não "vivendo aqui", eu tenho certeza que ainda mora...
Adorei a parte do pingado! rs

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-No Derivative Works 2.5 Brasil License.